Na manhã de 3ª feira a vontade superou as expetativas e vencemos a equipa espanhola de Gijón sem ter permitido que os nossos adversários lutassem pelo resultado. Contudo, em grande parte do jogo essa vontade sobrepôs-se também à inteligência na nossa ação sobre o portador da bola, tendo-se sucedido faltas (perfeitamente) desnecessárias que colocavam os jogadores do CB Corpi Gijón na linha de lance livre, o que estes aproveitaram com elevada percentagem.
Ainda assim, soubemos corrigir alguns aspetos menos positivos da primeira parte e impor-nos fisicamente na defesa em todo o campo. Apesar das alterações defensivas do CB Corpi Gijón - passando a defender à zona - soubemos manter o jogo no nosso ritmo e no final do 3º período sentimos que a vitória não nos fugiria.
No entanto, a equipa espanhola mostrou ser capaz de se adaptar em algumas partes do jogo às nossas caraterísticas não deixando de ter qualidade nas ações ofensivas devido à nossa "pressão". Observamos também que é uma equipa com diferentes soluções defensivas, isto porque num curto espaço alterou o sistema defensivo - "HxH" / "Zona 2:3" / "Zona 3:2" / "HxH" - que não sendo rapidamente identificados podem trazer problemas à entrada no ataque.
Na 4ª feira, pela manhã tivemos um confronto muito complicado com a equipa d' "Os Especiais". São um grupo de jogadores com caraterísticas que nos causam elevados problemas se a nossa atenção/concentração não estiver elevada. São poderosos na luta pelo ressalto e muitos rápidos a sair em contra-ataque após ressalto defensivo (recorde-se o grande "afundanço" do #11 Cristiano Correia). Decorria o 3º período e continuávamos a sentir dificuldades, situação da qual fomos culpados pois não soubemos ser decididos na finalização, lançando muitas vezes ao cesto "porque estávamos sozinhos" e não porque queríamos lançar, forçando lançamentos com "mão no tiro", precipitando-nos após ressalto ofensivo ao não procurar espaço para um novo ataque. Vencemos, mas devemos tirar deste jogo uma lição: os bons desempenhos dos jogos anteriores de nada nos valem se não mantivermos o empenho, concentração e comunicação!
Na parte da tarde, o adversário foi o CNN - Clube Nacional de Natação, equipa até ao momento sem qualquer vitória. Tal situação poderia ser perigosa se não enfrentássemos o jogo com o rigor defensivo que procuramos que seja a nossa imagem. Comprometemos-nos por isso a não dar nada "de borla" ao CNN que teria de lutar muito se quisesse desfrutar do jogo. E não foi assim tão fácil: o CNN "fez pela vida" e conseguiu, principalmente na 1ª parte, bater-nos algumas vezes em 1x1, "roubar-nos" ressaltos na nossa tabela e concretizar. O início do 3º período mostramos uma mudança na atitude, principalmente defensiva, que nos trouxe um aumento na capacidade de concretização ofensiva que provocou um desconto de tempo ao adversário após 1'30 de jogo. Sentimos-nos muito melhor a chegar ao banco no final de um período, num desconto de tempo, no final do jogo, quando, com o sucesso aparece naturalmente fruto do nosso trabalho!
O contributo de TODOS está a ser muito importante para, nesta fase do torneio, não podermos ser ultrapassados na classificação apesar de não jogarmos na 5ª jornada. TODOS são importantes! TODOS PRECISAMOS DE TODOS os que querem o mesmo que nós! E ninguém mais do que nós mesmos quer estar presente na Final do Nosso Torneio!
Classificação à 4ª jornada:
Esperemos que todos tenham desfrutado ao máximo e aprendido uns com os outros num ambiente mais "natural"!
Sem comentários:
Enviar um comentário