Este é um breve balanço ao Compromisso Individual de Assiduidade à 35ª semana de treinos.
O 1º treino aconteceu no dia 22 de Setembro de 2009... Após 8 meses de trabalho, foram já cumpridas 143 sessões de treino!
» Contextualizando...
Para o nosso grupo de trabalho, os treinos decorrem em 5 dias semanais - com excepção das 4ªs feiras e Domingos - em que cada elemento frequenta um conjunto de treinos que, em acordo com os treinadores, lhe foi calendarizado individualmente no início da época (ou após a sua 1ª semana de treinos, nos casos dos jogadores que se iniciaram como federados esta época).
» Evolução quantitativa do grupo...
No grupo inicial constavam 26 elementos, 2 dos quais Sub-12. Actualmente, compõem o grupo 34 elementos, dos quais 8 são Sub-12.
O aumento do número de Sub-12 inseridos no trabalho com os Sub-14, como já referido anteriormente neste espaço, aconteceu por após a interrupção do Natal. Esta "aposta" tem sido interessante na ligação que é feita entre o trabalho realizado nos dois escalões, minimizando-se a distância entre estes. Note-se que realizam também o treino da 2ª feira um outro conjunto de jogadores Sub-12 e Sub-10, com algumas características de destaque assinaladas, colmatando a impossibilidade de frequentarem os 2 treinos do seu escalão, ou de outra forma, aumentando-se assim para 3 treinos a carga semanal de cada um mediante a sua possibilidade e disponibilidade. Esses "miúdos" não surgem contabilizados nos números anteriores.
Relativamente apenas aos nascidos em 1996 e 1997 (Sub-14), registe-se que abandonaram o grupo ao longo do processo 5 elementos, no entanto, outros 7 juntaram-se ao grupo, havendo o caso de 1 jogador que iniciou e abandonou no espaço de uma semana.
» Mais "números"...
Até ao último treino foram 10 os jogadores que já ultrapassaram a fasquia das 100 presenças (!!!) às actividades da equipa, merecendo aqui algum destaque...
- Carlos - Diogo Ferraz - Diogo Melim - Douglas - João Bazenga* - João Pedro Fernandes - Jorge - Martim Pita - Tiago Correia - Vítor Hugo -
...e outros estão bem pertinho!
* O João Bazenga apenas se juntou ao grupo à 7ª semana de trabalho (início do mês de Novembro!).
» Reflexão do grupo...
Recentemente, o grupo de trabalho reflectiu nos treinos que "100 presenças" representam cerca de 150 horas das suas vidas! Apesar da média do grupo não ser ainda essa (tendo em conta todos os jogadores que actualmente o compõem), para lá caminhamos!
Ora, se realizámos 9 jogos oficiais nas duas competições regionais em que participamos - Torneio de Abertura e Campeonato da Madeira - mesmo somando 20 minutos de aquecimento aos 40 minutos de jogo, apenas chegámos às 9 horas de competição, isto é, nem a 1/10 (um décimo) do tempo que passamos em treino!!! O que é irreal pois não estamos todos todo o tempo dentro do campo!
O que será mais importante para a formação de cada um de nós na modalidade?
O que fazemos nos treinos ou os jogos!??
Apesar de haver 8 "totalistas"...
- Carlos - Diogo Ferraz - Francisco Brito - Francisco Perestrelo - Jorge - Nuno - Tiago Correia - Eduardo Raposo -
...entre todos os inscritos, em média, participámos em 6 a 7 jogos oficiais!
Podemos somar a estes valores os jogos-treino realizados ao longo da época com as equipas de Sub-14 / Sub-16 Femininos do CAB e com as equipas de Sub-14 / Sub-16 Masculinos do C.F.União, ainda assim, nem por sombras atingimos 15 horas de "competição"!!
Daí que nos tenhamos auto-analisado e passado entre nós a informação de que, este "investimento" que cada um faz em manter o mais elevada possível a sua assiduidade, merece o máximo esforço e dedicação dentro do campo no tempo do treino! "Treinar" e "Ir para o treino" não é a mesma coisa! "Ser" e "Estar" não é a mesma coisa!
Porque queremos "Ser jogadores de Basquetebol", durante um período da nossa vida - seja ele maior ou menor, consoante as capacidades, objectivos e ambições de cada um - e não "Cumpridores de tarefas de Basquetebol"!
Sem comentários:
Enviar um comentário